Seg - Sex 8h ~ 18h
+55 (47) 3804-1070

Blog

Aprenda mais em nosso blog

Custo de oportunidade

///
Comentários0
/
Categorias

Estar preparado para selecionar as melhores oportunidades vai além de paradigmas pessoais, necessitamos estar capacitados tecnicamente, e além de tudo desenvolver uma visão crítica dos acontecimentos que impactam nossas finanças.

 

Na economia, um dos primeiros assuntos que os acadêmicos estudam é o famoso custo de oportunidade. Mas poucos conseguem absorver este conceito de forma prática no dia a dia.

 

O fato é que todas as pessoas se defrontam com este conceito, e este confronto não é uma opção, já aconteceu e irá acontecer novamente.

 

Custo de oportunidade é abrir mão de uma escolha, permanentemente ou temporariamente em detrimento de outra. Exemplo, se neste momento devo fazer uma viagem ou poupar para aposentadoria? A resposta mais óbvia seria  “investir na aposentadoria”, mas devemos entender o conceito de forma mais ampla antes de tomar uma decisão.

 

Mas como escolher as melhores oportunidades?

 

1º Firme parcerias com pessoas de caráter, pois as oportunidades que se apresentarão serão concretas, realistas e terão riscos calculados.

2º Num segundo momento, a capacitação técnica pode ser fundamental, pois trará dados quantitativos e qualitativos para fundamentar uma escolha. Isto não significa que a pessoa que está tomando uma decisão deva ser especialista, porém pode procurar alguém que conheça a fundo o assunto em questão para assessorá-la.

3º Por último, inteligência financeira, que é a capacidade de aplicar conhecimento, habilidades e atitudes em crescimento patrimonial.

 

No campo financeiro é fundamental entender estes três passos, pois isto pode se materializar em uma vida financeiramente saudável. Escolha mantar uma rede de relacionamento confiável, buscar habilidades técnicas ou se cercar de pessoas que a tenham e por último habilidade e atitudes que gerem oportunidades de crescimento.

Por Fernando Jaques de Borba

Equipe Line Invest

 

Deixe um comentário