Fundos de Investimento em Direitos Creditórios (FIDC)

Qui, 05 de maro de 2020 às 13:37

Existem diversos tipos de fundo de investimento. Muitos deles, por possibilitarem aportes acessíveis, atraem a atenção de diversos investidores – inclusive os iniciantes.

Por outro lado, há outros um pouco mais específicos e voltados aos investidores mais experientes (ou qualificados), como é o caso do Fundo de Investimento em Direitos Creditórios – o FIDC.

Se você acompanha as notícias do mundo financeiro, deve ter percebido também que o mercado de FIDC tem ganhado cada vez mais espaço no país. Mas, você sabe exatamente o que é e como funciona este fundo?

Pensando em esmiuçar um pouco mais o tema, elaborei este artigo, Coluna André Bona >. Confira então, nos próximos parágrafos, as principais informações sobre o FIDC e descubra se ele é uma boa opção de investimento para você.

O que é FIDC?

Para começar, é preciso entender sobre Direitos Creditórios. Chamamos de Direitos Creditórios todos os direitos que uma empresa tem de receber por meio de cheques, parcelas de cartão de crédito, aluguéis ou duplicatas.

Por exemplo, imagine que um cliente realizou uma compra para pagar em 30 dias. A loja tem o direito de receber esta quantia em 30 dias, mas o que acontece se ela precisar do dinheiro antes e não puder esperar?

Nesse caso, é possível que a loja transforme a dívida do cliente em título negociável, o qual é vendido para um investidor a um valor mais baixo. Dessa maneira, quando o pagamento do cliente for efetivado, o dinheiro não irá para a loja, mas sim para o investidor. A esse processo, damos o nome de securitização.

O FIDC busca retorno por meio desses direitos. Trata-se de um fundo que, legalmente, destina um mínimo de 50% em direitos creditórios.

Dei o exemplo de uma loja, mas a aplicação em direitos creditórios pode ser proveniente, além de operações comerciais, também de operações imobiliárias, financeiras, industriais, prestação de serviços, etc.

Para entender melhor, tenha em mente que o FIDC é um fundo que aplica em títulos de créditos formados por contas a receber de empresas.

Conheça nosso catálogo completo de fundos de investimento. Clique aqui e acesse.

Galeria de Fotos:


Abra sua conta
logo